ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Olá blogueiros das 9ª series do Colegio B. Sayão e demais...









A professora Monica trouxe os alunos do 9º A e 9º B, para explicar de modo interativo e na tela as Orações Sobordinadas Adverbiais.

Segue abaixo as explicações para que todos os interessados acessem este blog e tirem duas dúvidas nas explicações da professora Mônica.

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS



 Tem o valor de um advérbio /(locução verbal).


    •  Por isso exerce a função de adjunto adverbial da OP.

    •  É introduzida por uma das conjunções subordinativas (temporal, condicional, final, causal, consecutiva, comparativa, concessiva, conformativa ou proporcional).

    CAUSAIS:

     Indicam a causa da ação expressa pelo verbo da oração principal.
    Principais conjunções causais: porque, pois que, uma vez que, visto que, visto como, já que, porquanto, como etc.

    "Margarida começou a chorar PORQUE DIRCEU LHE PISARA O PÉ." (A. Dourado)

    "COMO A CONHEÇO BEM, não fiz nada." (A. Prado)

    "Fazia tudo que lhe viesse à cabeça, JÁ QUE IA MORRER." (D. Trevisan)

    CONDICIONAIS:

     Indicam a situação necessária à ocorrência ou não da ação do verbo da oração principal.

    Principais conjunções condicionais: se, caso, exceto, salvo, desde que,
    contanto que, sem que, a menos que, a não ser que etc.

    "A visita seria carnavalesca, SE NÃO FOSSE MACABRA." (Senhor)

    "Não entrem SEM QUE APRESENTEM A CARTEIRA DE IDENTIDADE."

    "CASO VOCÊ QUEIRA IR AO CINEMA, telefone-me."

    CONCESSIVAS:

     Indicam uma concessão à idéia expressa pelo verbo da oração principal, isto é, admitem uma contradição ou um fato inesperado.

    Principais conjunções concessivas: embora, ainda que, posto que, a menos que, se bem que, mesmo que, nem que, apesar de que, (por mais) que, (por muito), que etc.

    "Os camponeses arruinados formavam o maior contingente de imigração, EMBORA HOUVESSE TAMBÉM OPERÁRIOS E ARTESÃOS..."

    (Leitura) "POR MAIS QUE EU CANTASSE, ela continuava triste e calada."

    "AINDA QUE COMPROVEM, não acredito no que dizem."

    CONSECUTIVAS:

     Indicam a conseqüência resultante do fato expresso pelo verna da oração principal.

    Principais conjunções consecutivas: (tão) ... que, (tanto) ... que, (tal) ... que, (tamanho) ... que, de forma que, de modo que, de sorte que, tanto que etc.

    "Tanto fiz QUE RECOBREI MINHA COR LOURA ANTIGA." (A. Prado)

    "Era uma voz tão grave QUE METIA MEDO." (A. Meyer)

    COMPARATIVAS:

     Estabelecem uma comparação com a ação indicada pelo verbo principal.

    Principais conjunções comparativas: que/do que (precedidos de tão, tanto, mais, menos, melhor, pior, maior, menor, na oração principal), como, assim como, assim etc.

    "Eis que a morte chega para o homem COMO CHEGARA PARA O
    PINTASSILGO." (D. Trevisan)

    "Não quero que meus alunos decorem QUE NEM PAPAGAIO." (S. B.
    Holanda)

    "Nadei COMO UM CÃO." (P. M. Campos)


    CONFORMATIVA:

     Indicam uma conformidade, um acordo entre o fato que expressam e a ação do verbo da oração principal.

    Principais conjunções conformativas: conforme, como, consoante, segundo.

    "De defunto não tinha medo, só de gente viva, CONFORME DIZIA." (A. Prado)

    "COMO DISSEMOS, a eleição de Bernardes foi em março e a sua posse em novembro de 1922." (P. Nava)


    FINAIS:

     Indicam o fim, o objetivo do fato enunciado na oração principal.

    Principais conjunções finais: para que, que (= para que), a fim de que, porque.

    "A criança morre PARA QUE O HOMEM POSSA VIVER." (A. Meyer)

    PROPORCIONAIS:

     Indicam uma relação de proporcionalidade com o verbo da oração
    principal.

    Principais conjunções proporcionais: à proporção que, à medida que, ao passo que, (quanto mais) ... mais, (quanto mais) ... menos etc.
    "Quanto mais pensava no recado, MAIS ENFEZADO IA FICANDO." (J. J. Veiga)

    "À MEDIDA QUE AVANÇA A CONTAMINAÇÃO DE RIOS E REPRESAS, os responsáveis pelo abastecimento de água cada vez mais se voltam para a exploração das águas subterrâneas." (Senhor)

    TEMPORAIS:

     Indicam a circunstância de tempo em que ocorre a ação do verbo da oração principal.

    Principais conjunções temporais: quando, enquanto, assim que, logo que, até que, depois que, desde que, que, apenas, mal, sempre que, cada vez que, antes que etc.

    "A idéia me veio QUANDO ANCOREI O BARCO NA ILHA DESERTA." (J. Silveira)

    "MAL ENTROU EM CASA, tocou o telefone." (D. Trevisan)

    "Era esta a imagem que me vinha à cabeça SEMPRE QUE PENSAVA NOS
    OLHOS DAQUELA SENHORITA." (R. Braga)



    Postado pelo dinamizador Carlos Alberto




    2 comentários:

    Rúbia Marques disse...

    Olá Professora Mônica, parabéns pela iniciativa de explorar as linguagens das tecnologias para instigar o processo de contrução do conhecimento pelos educandos envolvidos. Abraços fraternos. Professora Formadora Rúbia Marques - NTE Uruaçu-GO

    Carlos Alberto Vidal disse...

    Continue sempre inovando, e levando conhecimentos aos seus alunos através da interatividade das Tecnologias da Informática.
    Parabens,
    Prof. Carlos Alberto